- 73 98818-1765

Horários

de 08h às 18h
Segunda - Sexta

Importância das consultas periódicas na odontologia preventiva

A odontologia preventiva tem como ênfase conscientizar e promover a prevenção na saúde bucal. Os cuidados com os dentes e com o seu sistema mastigatório deve ser uma prioridade.
E um dos primeiros passos para iniciar esses cuidados é ir às consultas com dentistas regularmente. É ainda mais importante começar isso desde cedo, assim, as crianças podem de acostumar com os hábitos diários necessários e evitar problemas odontológicos.

Isso porque as doenças dentárias e a falta de tratamento podem levar a problemas sérios de saúde como infecções, danos aos ossos ou aos nervos e, eventualmente, a perda dos dentes.

Muito mais do que isso, dentes que não ocluem, isso é, não fecham adequadamente, podem dificultar a mastigação e a alimentação, o que causa dificuldade na digestão e mau hálito.

A má posição da arcada superior e da arcada inferior, e o mal engrenamento entre elas duas podem levar a uma disfunção da articulação temporo-mandibular.

Essa disfunção geralmente está associada a sintomas como dores de cabeça, sons de estalo durante a abertura e fechamento da boca e dificuldade na mastigação.

A saúde bucal é tão importante quanto à saúde do resto do corpo

Doenças da gengiva e inflamações periodontais podem influenciar em uma variedade de condições sistêmicas, como doenças cardiovasculares, diabetes, parto prematuro em gestantes, entre outros.

Essas alterações decorrentes da ausência de informação e de cuidados não só afetam a saúde bucal, mas também estão associadas a outras doenças que afetam a saúde do indivíduo como um todo.

Por isso, cuidar dos dentes e da boca diminui o risco de problemas graves ao longo dos anos. A boa notícia é que quase todas as doenças orais que afetam crianças e adultos podem ser prevenidas com as técnicas da odontologia preventiva.

Siga nossas redes sociais