Fale Conosco

- 73 98818-1765
trialisodontologia@gmail.com

Onde Estamos

Rua Gileno Amado, 218 A
Góes Calmon - Itabuna-BA

Horários

de 08h às 18h
Segunda - Sexta

Sedação Consciente

A sedação consciente é uma técnica que tem sido usada cada vez mais pelos cirurgiões dentistas. O método baseia-se na inalação de uma mistura dos gases oxigênio e óxido nitroso pelo paciente durante todo o procedimento odontológico. Esta mistura garante a mínima diminuição da consciência, durante a qual o paciente mantém a respiração por seus próprios meios e responde adequadamente aos estímulos físicos e verbais. Desta forma, proporciona conforto e tranquilidade ao paciente, aumentando a segurança no atendimento, e causando uma sensação de bem-estar e relaxamento após a consulta, mas sem tirar-lhe a consciência.

A sedação consciente é uma prática que facilita tanto a situação do paciente quanto do profissional de odontologia. Isso porque o excesso de nervosismo, tensão e ansiedade do paciente pode atrapalhar o trabalho do cirurgião dentista e tornar o momento estressante para ambos.

Quais são as vantagens desse procedimento?

Como dissemos no início deste post, muitas pessoas deixam de ir ao dentista por medo e ansiedade ou por acharem que os tratamentos são desconfortáveis. Se esse é o seu caso, veja as vantagens da sedação com óxido nitroso:

Imagine que, em vez de deitar na cadeira do dentista, carregado de tensão, você pudesse simplesmente relaxar, sem preocupação com o tempo, sem medo e sem dor. Com a sedação consciente, é isso que acontece — todo o estresse, e a ansiedade, que chega com você na clínica odontológica fica do lado de fora da sala de tratamento.
O óxido nitroso começa a agir no sistema nervoso em questão de segundos após a inalação, ou seja, a sensação de relaxamento é imediata, o que possibilita ao profissional executar o seu trabalho com facilidade e segurança, enquanto o paciente permanece calmo e impassível.

A inalação desse óxido tem efeito anestésico, graças ao aumento de liberação de endorfina. Dessa forma, o paciente aumenta sua tolerância à dor e pode passar pelo tratamento com menos necessidade de anestesia local.

Assim que o procedimento acaba, e o gás para de ser inalado, o paciente já retorna ao seu estado normal, ou seja, a sedação tem efeito somente durante a inalação. Não há riscos de sintomas posteriores, já que o organismo não metaboliza o óxido nitroso.
Em relação aos possíveis efeitos colaterais, são quase inexistentes. Em raros casos, pode ocorrer tosse, suor em excesso e tremores. A incidência de náuseas e vômitos é um pouco mais comum, ainda assim, a frequência desses efeitos é extremamente baixa.

Como é realizada a sedação consciente?

A analgesia com óxido nitroso é considerada altamente segura e eficaz. A ação anestésica dessa prática proporciona mais tranquilidade e menos desconforto ao paciente durante os tratamentos odontológicos, assim como aumenta a tolerância à dor. Dependendo da duração e da complexidade do procedimento que será realizado, o uso da anestesia local pode ser reduzido, mas não substituído por completo.

O dentista mantém total controle do nível de analgesia e pode, inclusive, suspender a ação da substância a qualquer momento. Para isso, ele precisa apenas interromper o fluxo de óxido nitroso e permitir que o paciente respire oxigênio puro. Depois de alguns segundos, os efeitos cessam completamente.

Apesar da facilidade e da segurança do procedimento, o profissional que ministra essa prática precisa ter habilidade e conhecimentos teóricos e práticos adquiridos em cursos de capacitação.

Existe contraindicação para esse procedimento?

São poucos os casos em que o óxido nitroso não é indicado. Dentre eles, pacientes com alterações de personalidade, doenças psiquiátricas, pacientes extremamente fóbicos, primeiro trimestre de gravidez, claustrofóbicos, respiradores bucais, ou doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

As contraindicações temporárias são pacientes que apresentam as vias aéreas obstruídas por pneumonias, rinites alérgicas, sinusites, gripes, resfriados, entre outros. Como a sedação é feita por meio de inalação do gás, é necessário que as vias aéreas estejam desobstruídas durante todo o procedimento. Se o paciente estiver respirando pela boca, a sedação não surtirá efeito algum.